domingo, 20 de setembro de 2009

Unindo forças


O verde se foi, e com ele um pouco de nossa alegria também. Diariamente, ao passar pela área que em breve abrigará o Alphaville Granja Vianna (um paradoxo, não acham?), sinto doer meu coração. Na enorme porção de terra exposta, vive a lembrança tão recente de um verde lindo, de Mata Atlântica, com bichinhos de muitas espécies, alguns em extinção. Um verde que em poucos dias foi violentado, exterminado, sem chances de se defender. Um verde vasto, protetor, um verde de todo brasileiro, que jamais poderia ser comprado por ninguém.
Indignada, fui à procura de pessoas afinadas com minhas idéias, que não deixariam este episódio passar em branco, de mãos cruzadas. Encontrei um grupo que, apesar de heterogêneo, tem o foco muito claro em defender o verde que nos cerca. E, assim, depois de algumas reuniões, foi desenhada uma passeata muito pacífica, contra os atuais predadores da última grande área verde que meu bairro possuía. Um protesto contra os incorporadores, contra o governo que permitiu essa violência, contra futuros agressores, que ouviram nosso recado bem dado na manhã de ontem.
Foi indescritível a sensação de ver tantas pessoas na rua, famílias inteiras, unidas por uma causa tão séria, fazendo barulho, mostrando a cara, fazendo o mínimo que todo cidadão deveria fazer: defender o verde. Andamos pela principal avenida da Granja, paramos em frente ao stand de vendas do empreendimento, deitamos no asfalto, vestidos de preto e com máscaras de animais - num ato simbólico em referência à morte de muitos bichinhos -, fizemos um minuto de silêncio, todos se emocionaram. Observados pela araucária que restou de toda a devastação, seguimos noss rumo, leves, felizes, conectados com a natureza. Muito ainda temos por fazer, a luta ainda é grande, sabemos da existência de muitos outros empreendimentos predatórios na região. Mas o ponta pé inicial foi dado. E essa história não vai parar por aqui! Um abraço fraterno em todos os amigos do Movimento em Defesa da Granja Viana.

Obs.: foto de colagem que eu, Leo e Olivia fizemos para a passeata.

Um comentário:

Debora Cilene disse...

Amiga....suas palavras foram tão lindas como o nosso movimento!!!!
beijosssssssss
Dedé